Sobre o projeto
O projeto ID4CH visa reforçar a capacidade científica e tecnológica do LNEC na área da digitalização do património cultural, através da aquisição de equipamentos especializados na área:
- do levantamento digital do património;
- do processamento de dados e base para repositórios.
Os principais objetivos do projeto são:
- Fortalecer e expandir a infraestrutura existente no LNEC para atuação na dimensão digital do património cultural.
- Apoiar projetos de investigação nacionais e europeus em curso, dedicado à criação de uma nuvem colaborativa para o património cultural — e outras ações promovidas pelos parceiros institucionais da operação.
- Desenvolver uma plataforma de Gémeo Digital, disponibilizando modelos 3D de baixa resolução em ambiente aberto e promovendo a partilha de modelos de alta resolução através de parcerias e projetos colaborativos.
- Promover ações de formação e demonstração destinadas à comunidade do património cultural e à sociedade civil, destacando a importância da digitalização para a documentação, preservação, conservação e divulgação do património.
- Selecionar três demonstradores de digitalização e criação de gémeos digitais de ativos patrimoniais.
O projeto estrutura-se em sete atividades, sendo as três primeiras dedicadas à gestão e aquisição dos equipamentos. Estes investimentos têm caráter complementar e possibilitam a realização de levantamentos rápidos e precisos (através de laser scanner, luz estruturada e fotogrametria), ajustados às características e dimensões dos bens patrimoniais. Os equipamentos também garantem a capacidade de atuação em contextos urbanos, interiores e em zonas remotas. A informação recolhida, tratada com recursos de computação e software especializado, é essencial para:
- a implementação da tecnologia de Gémeo Digital (Atividade 4);
- a demonstração, divulgação e formação em tecnologia digital aplicada ao património (Atividade 5);
- a criação e disponibilização de conteúdos digitais abertos (modelos 3D, guias, etc.);
- a colaboração ativa com projetos europeus como o ATRIUM (Advancing fronTier Research In the Arts and Humanities) e o ARTEMIS (Applying Reactive Twins to Enhance Monument Information Systems) (Atividade 6);
- a realização de ações de disseminação sobre a importância da digitalização para a preservação e valorização do património (Atividade 7).