Estruturas de Proteção Costeira: Modelação Física 3D em Cenários de Alterações Climáticas
O projeto ProCoast-3D visa o desenvolvimento, aplicação e teste de metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude (QMT) (Figura 1) que farão parte de um sistema inovador de apoio à decisão para o planeamento e priorização de trabalhos de manutenção/reparação, aumentando, assim, a segurança, funcionalidade e resiliência dos QMT às alterações climáticas.
O investimento em infraestruturas portuárias é prioritário nos planos estratégicos nacionais, visando essencialmente intervenções de requalificação. Estas obras são cruciais para as modernas redes de transporte de mercadorias e passageiros, tendo grande relevância socioeconómica. A sua conservação em bom estado, através da adoção de medidas mitigadoras atempadas em resultado de alertas precoces, reduzirá custos de manutenção e perdas económicas por interrupções portuárias.
O projeto contribui para o conhecimento do comportamento hidráulico-estrutural de QMT, incluindo em cenários de alterações climáticas, tendo por base resultados de modelos físicos (3D). Tal permite o desenvolvimento e teste de novos modelos empíricos (e a comparação com existentes de previsão da erosão em mantos com blocos artificiais de betão (os atualmente mais utilizados em Portugal).
O caso de teste do sistema será o QMT do Porto da Ericeira (Figura 1b), que possui diferentes tipos de blocos no seu manto resistente. Os ensaios 3D serão realizados no Pavilhão de Hidráulica Marítima do LNEC.
Figura 1: a) Quebra-mar de taludes do porto da Ericeira, b) blocos artificiais