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ProCoast-3D

Estruturas de Proteção Costeira: Modelação Física 3D em Cenários de Alterações Climáticas

O projeto ProCoast-3D visa o desenvolvimento, aplicação e teste de metodologias de previsão do comportamento estrutural de quebra-mares de talude (QMT) (Figura 1) que farão parte de um sistema inovador de apoio à decisão para o planeamento e priorização de trabalhos de manutenção/reparação, aumentando, assim, a segurança, funcionalidade e resiliência dos QMT às alterações climáticas.
O investimento em infraestruturas portuárias é prioritário nos planos estratégicos nacionais, visando essencialmente intervenções de requalificação. Estas obras são cruciais para as modernas redes de transporte de mercadorias e passageiros, tendo grande relevância socioeconómica. A sua conservação em bom estado, através da adoção de medidas mitigadoras atempadas em resultado de alertas precoces, reduzirá custos de manutenção e perdas económicas por interrupções portuárias.
O projeto contribui para o conhecimento do comportamento hidráulico-estrutural de QMT, incluindo em cenários de alterações climáticas, tendo por base resultados de modelos físicos (3D). Tal permite o desenvolvimento e teste de novos modelos empíricos (e a comparação com existentes de previsão da erosão em mantos com blocos artificiais de betão (os atualmente mais utilizados em Portugal).
O caso de teste do sistema será o QMT do Porto da Ericeira (Figura 1b), que possui diferentes tipos de blocos no seu manto resistente. Os ensaios 3D serão realizados no Pavilhão de Hidráulica Marítima do LNEC.

 

molhe   blocos
Figura 1: a) Quebra-mar de taludes do porto da Ericeira, b) blocos artificiais