O projeto dá resposta a vários desafios societais, salientando-se o seu contributo para a Agenda 2023, nomeadamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):
- ODS 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
- ODS 11: Tornar as cidades e comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis;
- ODS 13: Adotar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos.
A globalização europeia depende fortemente da segurança e funcionalidade de estruturas portuárias. Em Portugal, o investimento nessas estruturas é considerado uma prioridade no desenvolvimento de planos estratégicos nacionais. O foco está direcionado não tanto para a construção de novas infraestruturas, mas principalmente para intervenções de reabilitação e manutenção, visando manter as estruturas existentes seguras e operacionais. Os resultados deste projeto contribuirão para um transporte marítimo mais eficiente, confiável e seguro, ao manter as Áreas de Manobra de Embarcações em boas condições, inclusive num futuro sujeito às alterações climáticas. A identificação precoce de danos, seguida das reparações necessárias, reduzirá os custos gerais de manutenção e as perdas económicas associadas ao tempo de inoperacionalidade nos portos.
Um dos objetivos do projeto é desenvolver e testar ferramentas de previsão e apoio à decisão para o planeamento e priorização de trabalhos de manutenção/reparação em QMT. Assim, o projeto contribuirá para uma gestão mais eficaz e sustentável dos recursos costeiros. Embora os QMT sejam infraestruturas importantes para redes de transporte modernas em níveis regional/nacional/internacional, eles também podem ser utilizados em outras funções de gestão costeira (por exemplo, para controlar a erosão da praia).
O projeto capacitará os utilizadores finais com ferramentas que facilitarão a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, minimizando os riscos de falhas nos QMT e reduzindo os danos potenciais aos ecossistemas costeiros vulneráveis a tais falhas. Os dados, conhecimentos, métodos e ferramentas resultantes do projeto serão divulgados a nível científico, de utilizadores finais e do público em geral, o que pode apoiar o desenvolvimento de medidas de adaptação mais eficientes e políticas públicas.
Dados de campo, juntamente com modelação numérica e física, serão usados no projeto. A modelação incluirá análise do comportamento estrutural dos QMT para vários cenários de mudança climática (por exemplo, aumentos no nível médio do mar e na frequência/intensidade de eventos extremos de ondas), juntamente com medidas de adaptação para reduzir a vulnerabilidade estrutural e os riscos. Consequentemente, o projeto contribuirá para a compreensão dos efeitos das mudanças climáticas e os seus riscos para a segurança, funcionalidade e resiliência dos QMT, infraestruturas importantes para redes de transporte modernas em níveis regional/nacional/internacional.
O estudo está dividido em seis atividades:
A1. Caracterização da Agitação Marítima no Porto da Ericeira
As condições de agitação a serem testadas serão definidas com base em dados de hindcast e boias. Abrangem a faixa esperada de estados nos QMT, incluindo eventos extremos e efeitos das mudanças climáticas em ondas/níveis de água.
A2. Construção do Modelo Físico 3D do QMT da Ericeira
O modelo será contruído e operado de acordo com a lei de similaridade de Froude.
A3. Modelação Física 3D
O objetivo é avaliar a evolução dos danos no manto protetor, com base na área/profundidade erodida e no número de blocos deslocados, a partir de dados recolhidos por sensores (Kinect V2), cada um equipado com uma câmara RGB e um sensor de profundidade, e analisados usando software CloudCompare.
A4. Modelação Numérica da Evolução de Danos no Manto Protetor
Estabelecer fórmulas para prever a evolução de danos no manto de QMT compostos por blocos artificiais:
- Definição de sequências de estados do mar e a sua duração no QMT da Ericeira: uso de métodos estatísticos;
- Seleção de parâmetros das fórmulas para descrever a progressão dos danos no manto protetor;
- Desenvolvimento de fórmulas que relacionarão os parâmetros de danos às características do estado do mar - altura de onda, período de onda e duração
A5. Gestão de Projeto, Divulgação e Exploração de Resultados
- Assegurar a conclusão dos objetivos do projeto e o cumprimento do seu cronograma;
- Garantir uma ampla divulgação e exploração dos resultados do projeto;
- Facilitar a comunicação entre diversos grupos de profissionais na área.