Os portos e os seus quebra-mares desempenham um papel essencial na proteção dos navios e embarcações atracados, assegurando que as operações de carga e descarga sejam realizadas em condições de segurança. A construção de um QMT requer um investimento de capital substancial; no entanto, os danos causados pela agitação marítima são frequentes (Figura 2), o que torna crucial prever a sua evolução.
O projeto ProCoast-3D tem como objetivo resolver questões relacionadas com o desenvolvimento de técnicas e procedimentos de medição para prever o comportamento dos QMT sob a ação das ondas. Esses procedimentos contribuirão para um sistema de previsão e apoio à decisão sobre o comportamento dos QMT, atualmente em desenvolvimento no LNEC.
Figura 2: Exemplos de danos ocorridos no manto resistente de quebra-mares de taludes.
Diferentes métodos complementares serão utilizados, incluindo:
a) Dados de campo: monitorização realizada ao QMT da Ericeira, em termos de danos no manto protetor, recorrendo à plataforma ANOSOM-WEB;
b) Modelação numérica e física do comportamento dos QMT sob ação de ondas, de modo a ser possível modelar a resposta da estrutura a longo prazo.
b1) modelação física do comportamento dos QMT, para determinar a resposta a um conjunto de estados de agitação selecionados e para cenários de mudanças climáticas. Os dados do modelo físico serão também utilizados para calibrar/validar/testar modelos numéricos;
b2) modelação empírica para prever a evolução dos danos no manto protetor em resposta à agitação incidente. Isso permitirá a previsão da evolução a longo prazo dos QMT, utilizando os valores observados da monitorização dos QMT e conhecimento do regime de ondas no local da estrutura. Esses novos modelos serão comparados com fórmulas existentes;
c) Os resultados dos modelos numéricos e físicos serão incorporados no sistema de previsão e apoio à decisão para o comportamento dos QMT, em desenvolvimento no LNEC.
Os principais resultados esperados, que irão impulsionar o avanço do estado da arte em diversos aspetos, são: